sexta-feira, 27 de março de 2020

Comunicado REP-SCERA 27/03/2020

Caros colegas

Na sequência da ativação do Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil, não é esperado a ativação dos Radioamadores ou Rádio_Operadores.
Estamos num estado de emergência de saúde publica , não é técnico, mas estaremos prontos a responder em segurança se necessário !

   Recomenda-se que, à semelhança do que vem sido praticado nos nosso exercicios, e todos na medida das suas disponibilidades próprias, mantenham a monitorização das frequências de chamada distritais /nacionais a que legalmente têm acesso, bem como se aproveite a oportunidade para intensificar o estabelecimento de comunicações sejam com estações fixas, mas também com estações moveis, portáteis e em especial com as que se encontrem em situações menos favoráveis e que por isso devem merecer a melhor atenção bem como o serviço de (relé) retransmissão por parte das estações melhor posicionadas. 

   Têm ocorrido chamadas gerais e testes de comunicações periódicos, por exemplo os efetuados pelo colega Paulo Pires-CT2GKS, mas qualquer um de nós o pode fazer, existem meios para comunicar e divulgar essa ação (ex. Whatsapp, Telegram, etc... emails), não estejam à espera que os outros o façam !

   Os que têm comparecido nos exercícios regularmente e nas formações têm conhecimento daquilo com que podem esperar, mas a ativação do PNEPC não justifica ações para além daquelas que regularmente e quase permanentemente desenvolvemos e recomendamos, tal como a intensificação do exercício e a manutenção do estado de prontidão dos equipamentos, kit´s de higienização dos mesmos e kit´s de proteção individual de cada um dos operadores, adequados às vulnerabilidades em causa. 

Espero que fiquem todos em segurança nas vossa casas com as vossas familias.

Os melhores cumprimentos.
--
73 Carlos Nora, CT1END
NNNN

Presidente de Direção da REP
Emergency Coordinator IARU in Portugal
Emergency Coordinator EmCom REP-SCERA 
VHF Manager IARU in Portugal
QRX frequências:
Repetidor UHF do Pragal
Repetidor UHF de Sintra
DMR TG 268112 e TG 268 


Sent from my Samsung Galaxy S9+